Por que a ansiedade aumenta quando tentamos controlar o futuro?

Você recebe uma mensagem:

“Precisamos conversar!”

A conversa ainda não aconteceu.

Mas, em poucos minutos, sua cabeça já produziu algumas versões. Alguém está zangado. O relacionamento pode estar terminando. Você fez alguma coisa errada. Talvez tenha acontecido algo grave.

E, enquanto nada acontece do lado de fora, alguma coisa já aconteceu dentro.

Nós temos uma tendência curiosa diante do futuro: inventá-lo antes que ele chegue.

Existe uma promessa silenciosa por trás disso:

se eu imaginar todas as possibilidades, talvez consiga me proteger daquilo que vier.

Só que existe um problema.

O futuro continua sendo futuro.


O futuro tem uma característica que nos incomoda

O futuro tem uma característica simples, mas difícil de suportar:

ele ainda não existe.

Podemos fazer planos. Estabelecer objetivos. Calcular riscos. Guardar dinheiro. Estudar. Fazer uma reserva. Preparar uma viagem. Organizar uma mudança.

Tudo isso faz parte de uma relação saudável com aquilo que ainda não aconteceu.

O problema começa quando planejar deixa de ser uma forma de preparação e passa a ser uma tentativa de eliminar a incerteza.

Existe uma diferença importante entre preparar-se para o futuro e querer garantir que ele aconteça exatamente como imaginamos.

A primeira coisa é possível.

A segunda, não.

Pesquisas contemporâneas sobre ansiedade têm encontrado uma associação consistente entre a dificuldade de lidar com a incerteza, a preocupação e sintomas ansiosos. Uma meta-análise publicada em 2026, reunindo 115 estudos e mais de 28 mil participantes, encontrou associações robustas entre intolerância à incerteza, preocupação e ansiedade.

Isso não significa que toda ansiedade tenha uma única causa.

Significa que a maneira como lidamos com aquilo que não podemos prever parece ter importância.

E é justamente aí que nossa tentativa de controlar pode começar a produzir o efeito contrário.


Pensar no futuro pode ser uma forma de tentar dominá-lo

Pensar no futuro não é, por si só, um problema.

Pensar pode ajudar.

Pode nos preparar, organizar, proteger e permitir escolhas melhores.

Mas existe um momento em que pensar deixa de produzir preparação e começa a produzir repetição.

Pensamos novamente.

E novamente.

E mais uma vez.

Não porque uma nova informação tenha surgido, mas porque ainda não conseguimos alcançar a certeza que estamos procurando.

É um paradoxo.

Quanto menos conseguimos controlar o futuro, mais podemos sentir vontade de pensar sobre ele.

Tentamos resolver mentalmente aquilo que, na realidade, ainda não pode ser resolvido.

O futuro continua desconhecido.

Nossa mente, porém, insiste em tratá-lo como um problema que precisa ser solucionado agora.

E há uma diferença importante entre pensar para se preparar e pensar para finalmente sentir que estamos seguros.

No primeiro caso, o pensamento nos coloca em movimento.

No segundo, pode nos manter presos àquilo que ainda não aconteceu.


Mas o controle nem sempre é o problema

É importante fazer uma distinção.

Controle não é necessariamente algo ruim.

Planejar uma viagem é uma forma de organização.

Fazer uma reserva financeira é uma forma de cuidado.

Estudar para uma prova é preparação.

Procurar um médico diante de um sintoma é responsabilidade.

O problema não está em tentar cuidar do que está ao nosso alcance.

O problema aparece quando a possibilidade precisa se transformar em certeza para que consigamos seguir em frente.

É aí que talvez devêssemos fazer uma pergunta:

Quando o controle deixa de ser cuidado e passa a ser uma tentativa de eliminar a incerteza?

Porque algumas coisas podem ser organizadas.

Outras precisam ser vividas.

E existe uma diferença enorme entre essas duas situações.

Preparar-se é reconhecer que algo pode acontecer e fazer o que está ao nosso alcance.

Controlar, no sentido mais rígido, é querer que a realidade respeite a nossa preparação.

A primeira atitude dialoga com a vida.

A segunda tenta negociar com aquilo que não está sob nosso comando.


O que estamos tentando controlar, afinal?

Às vezes pensamos que estamos tentando controlar um acontecimento.

Mas podemos estar tentando controlar aquilo que imaginamos sentir quando esse acontecimento ocorrer.

É diferente.

Pode não ser apenas o medo de perder o emprego.

Pode ser o medo de descobrir quem somos quando perdemos aquilo que nos dava segurança.

Não é apenas o medo de uma separação.

Pode ser o medo da solidão, da rejeição ou da sensação de não sermos suficientes para alguém.

Não é apenas o medo de fracassar.

Pode ser aquilo que imaginamos que o fracasso dirá sobre nós.

E então a pergunta muda.

Deixamos de perguntar:

“O que vai acontecer?”

E começamos a perguntar:

“O que vai acontecer comigo se isso acontecer?”

Essa segunda pergunta é muito mais difícil.

Porque ela nos aproxima de nós mesmos.

Talvez seja por isso que algumas preocupações parecem nunca terminar. O acontecimento imaginado muda, mas a necessidade que está por trás dele permanece.

Hoje é o emprego.

Amanhã, a saúde.

Depois, o relacionamento.

Depois, o dinheiro.

O cenário muda.

A tentativa de garantir que nada nos desorganize continua.


Freud e a ansiedade diante do que ainda não aconteceu

Em Inibições, Sintomas e Ansiedade, de 1926, Freud relaciona a ansiedade à expectativa e ao perigo.

A ansiedade aparece ligada à possibilidade de algo ameaçador.

Há, portanto, uma dimensão de antecipação.

Algo ainda não aconteceu, mas pode acontecer.

E a pessoa reage à possibilidade.

Isso ajuda a compreender por que a ansiedade não precisa ser vista simplesmente como uma inimiga.

Em alguma medida, ela também pode funcionar como um sinal.

Um sinal de que existe algo percebido como ameaça, perda, separação, perigo ou desamparo.

O problema pode surgir na maneira como respondemos a esse sinal.

Não sei.

Imagino.

Temo.

Tento controlar.

Percebo que não consigo.

Imagino ainda mais.

E o ciclo recomeça.

A questão, então, não é simplesmente eliminar a ansiedade.

É compreender o que ela está sinalizando e o que fazemos com aquilo que ela coloca diante de nós.


Talvez o medo não seja apenas do que pode acontecer

Existe uma pergunta que considero particularmente importante:

Será que estamos tentando controlar o futuro ou tentando impedir que o futuro revele alguma coisa sobre nós?

Determinados acontecimentos podem tocar lugares muito profundos.

Um fracasso pode colocar em questão a nossa necessidade de reconhecimento.

Uma rejeição pode tocar antigas experiências de abandono.

Uma mudança pode ameaçar uma identidade que construímos durante anos.

Uma perda pode nos obrigar a descobrir como continuar sem aquilo que imaginávamos indispensável.

Nesse ponto, a pergunta deixa de ser apenas:

“E se der errado?”

E passa a ser:

“Quem serei eu se der errado?”

Essa mudança parece pequena.

Não é.

Na primeira pergunta, estamos olhando para o acontecimento.

Na segunda, estamos olhando para a relação entre o acontecimento e aquilo que pensamos ser.

E talvez seja por isso que determinadas incertezas nos assustem tanto.

Não sabemos apenas o que pode acontecer.

Não sabemos quem seremos quando acontecer.


A ilusão de que pensar evita o sofrimento

Existe uma espécie de ilusão na tentativa de antecipar todas as possibilidades:

a ideia de que, se pensarmos o suficiente, sofreremos menos.

Mas não podemos ensaiar todas as perdas.

Não podemos prever todas as rejeições.

Não podemos calcular todas as mudanças.

Não podemos experimentar antecipadamente todas as versões possíveis de nós mesmos.

Em algum momento, a vida exige presença.

É aí que o excesso de controle produz um efeito curioso:

a pessoa tenta controlar o amanhã e acaba perdendo parte do hoje.

Enquanto imagina aquilo que pode acontecer, deixa de perceber aquilo que está acontecendo.

Enquanto tenta evitar uma dor futura, pode deixar de viver uma experiência presente.

Enquanto procura uma garantia, pode perder contato com aquilo que já possui.

Pensar pode ser uma forma de cuidado.

Mas, quando o pensamento precisa continuar até produzir certeza absoluta, ele já não está necessariamente nos protegendo.

Pode estar apenas prolongando a espera por uma segurança que a vida não pode oferecer.


Não é preciso transformar a incerteza em inimiga

Há uma distinção importante aqui.

Sentir ansiedade diante de uma situação futura faz parte da experiência humana.

Isso não significa, por si só, que exista um transtorno de ansiedade.

A Organização Mundial da Saúde diferencia a ansiedade comum dos transtornos de ansiedade, que envolvem medo ou preocupação intensos ou excessivos, frequentemente difíceis de controlar, persistentes e capazes de produzir sofrimento ou prejuízo significativo na vida cotidiana.

Por isso, este texto não pretende dizer que basta “parar de se preocupar”.

Não é tão simples.

Quando a ansiedade se torna intensa, persistente ou começa a interferir no trabalho, nos relacionamentos, no sono ou na vida cotidiana, buscar avaliação e acompanhamento profissional é importante.

Aqui estamos falando de outra coisa:

da nossa relação cotidiana com a necessidade de ter garantias sobre aquilo que ainda não aconteceu.

A incerteza não precisa ser confortável para ser suportável.

Talvez esse seja um ponto importante.

Não precisamos gostar de não saber.

Precisamos desenvolver alguma capacidade de continuar vivendo mesmo quando não sabemos.


O que podemos controlar?

Talvez uma das formas mais honestas de lidar com o futuro seja reconhecer a diferença entre aquilo que está sob nossa responsabilidade e aquilo que não está.

Podemos escolher.

Podemos nos preparar.

Podemos estabelecer limites.

Podemos pedir ajuda.

Podemos mudar de direção.

Podemos cuidar daquilo que depende de nós.

Mas existe uma parte da vida que permanece fora do nosso alcance.

Não controlamos completamente os sentimentos das outras pessoas.

Não podemos garantir que uma relação jamais terminará.

Não podemos impedir todas as perdas.

Não podemos conhecer antecipadamente todas as consequências de uma escolha.

Não podemos transformar o futuro em algo completamente previsível.

E reconhecer isso não significa desistir do controle.

Talvez signifique reconhecer os limites do controle.

Há uma espécie de liberdade nessa distinção.

Não a liberdade de fazer a vida obedecer ao que queremos.

Mas a liberdade de decidir o que fazemos diante daquilo que não obedece.


Talvez a questão não seja o futuro

O futuro continuará sendo aquilo que é:

uma parte da vida que ainda não aconteceu.

Podemos planejá-lo.

Podemos desejá-lo.

Podemos trabalhar por ele.

Mas não podemos possuí-lo antecipadamente.

Talvez amadurecer tenha alguma relação com isso.

Planejar sem garantias.

Cuidar sem possuir.

Escolher sem conhecer todas as consequências.

Amar sabendo que o outro é livre.

Caminhar mesmo quando algumas perguntas continuam sem resposta.

Não se trata de abandonar o cuidado.

Trata-se de perceber quando o cuidado começa a exigir da vida uma garantia que ela não pode dar.

Talvez não se trate de controlar a vida.

Talvez se trate de confiar um pouco mais na nossa capacidade de atravessá-la.


E se a pergunta for outra?

Talvez tenhamos passado tempo demais perguntando:

“Como faço para garantir que tudo dará certo?”

E talvez exista uma pergunta mais difícil:

“O que existe em mim que precisa ter tanta certeza para conseguir seguir em frente?”

Existe ainda outra.

Mais incômoda:

“Será que eu quero controlar o futuro — ou quero evitar descobrir quem sou diante daquilo que não posso controlar?”

Algumas perguntas não servem para ser respondidas imediatamente.

Servem para abrir uma conversa.

Talvez a maturidade não esteja em descobrir como fazer a vida obedecer aos nossos planos.

Talvez esteja em descobrir o que fazemos quando ela não obedece.

A vida continua sendo uma questão.

E algumas questões precisam ser vividas antes de serem respondidas.


A VIDA EM QUESTÃO

Não precisamos ter certeza de que tudo dará certo. Precisamos descobrir se confiamos em nossa capacidade de atravessar aquilo que vier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima